- Área: 932 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Javier Agustín Rojas, Adamo Faiden
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto consiste em estabelecer uma nova relação entre uma casa de 1929 e seu jardim. Como a maioria das vilas do início do século XX, esta casa propunha uma relação distante e contemplativa com a paisagem. Sua organização mantinha os habitantes separados do solo por terraços elevados.
Abaixo, um porão contava com um grande número de salas de serviço e enormes salas de máquinas. Havia um perímetro praticamente cego, construído com paredes de contenção em contato direto com o jardim. Nosso ponto de partida foi detectar sua obsolescência técnica e programática para propor um grande espaço aberto para os diferentes usos.
As paredes foram substituídas por uma estrutura metálica que permitiu a integração do novo espaço com o piso natural. Colocaram-se painéis de vidro retráteis entreos pilares, transformando o antigo porão em uma grande galeria localizada embaixo da casa, em relação direta ao jardim e à piscina existentes.
A intervenção se estendeu a todo o porão, gerando uma nova escada de acesso, espaços de armazenamento e banheiros externos. Embora a parte superior da casa não tenha sido modificada materialmente, a leveza do novo porão modifica a percepção de todo o conjunto.